https://2.bp.blogspot.com/-WGcO9HQc4ZI/XK9ephptjPI/AAAAAAAABeI/5d2EglB2GIMEuaFU8bfBK-kDyUswtBU2ACLcBGAs/s72-c/20190320_111228.jpg

Projeto permite ingresso de animais de estimação para visitação de pacientes hospitalizados

A distância entre os tutores e seus animais de estimação durante longos períodos de internação, do ponto de vista da medicina humaniz...


A distância entre os tutores e seus animais de estimação durante longos períodos de internação, do ponto de vista da medicina humanizada, é motivo de angústia para diversos pacientes. Em projeto de lei protocolado na última quinta-feira, 4 de abril, o deputado Célio Studart (PV-CE) propõe a permissão de ingresso de animais domésticos em hospitais para a visitação de pessoas internadas mediante o cumprimento de exigências prévias.

A proposição determina períodos predeterminados para a visitação, respeitando os critérios definidos pelos estabelecimentos de saúde e determinações da Organização Mundial de Saúde – OMS.  

O ingresso do animal é condicionado ainda à companhia de familiares do paciente e com habitualidade no manejo do animal, não sendo permitidos em setores de isolamento e alta complexidade médica como unidades de tratamento intensivo, áreas neonatais ou de esterilização e armazenamento de medicamentos.

Na justificativa do projeto, Célio Studart reforça que a medicina moderna tem apoiado a Terapia Assistida com Animais (TAA) como forma de acelerar o período de reestabelecimento da saúde.

“Por meio da Terapia Assistida com Animais, saúde e animais conectam-se numa sinergia positiva para todos envolvidos na prática. A iniciativa traz consideráveis benefícios físicos, mentais e fisiológicos”, justifica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário