https://1.bp.blogspot.com/-hB-yBhJPxlY/XlAQfQb-VJI/AAAAAAAAB3A/N1Fvl9NsCvQrlCCQjRkPtiQHJe92ijgBgCLcBGAsYHQ/s72-c/20190827%2BWill%2BShutter%2B%2B%25283%2529.jpg

Célio quer garantir assistência psicológica a alunos vítimas de violência

Célio apresentou em 18 de fevereiro mais um projeto de lei na área educacional. O deputado federal Célio Studart (PV-CE) quer garanti...

Célio apresentou em 18 de fevereiro mais um projeto de lei na
área educacional.

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) quer garantir que as instituições de ensino públicas federais passem a disponibilizar assistência psicológica e social aos alunos vítimas de violência urbana. Apresentado nesta semana, o projeto de lei 374/2020 prevê, inclusive, a celebração de convênios ou parcerias com organizações sociais e outras instituições da esfera privada.

De acordo com estatísticas da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), publicadas pelo portal “Agência Brasil”, oito em cada dez estudantes da graduação relataram que já tiveram algum problema emocional durante o curso.

Diante dos expressivos números, inclusive casos divulgados pela imprensa, a ideia é identificar os impactos causados pela violência na realidade do aluno e da família e desenvolver planos especializados de acompanhamento que se adequem às necessidades definidas pelas políticas de educação. O atendimento deverá ser realizado por equipes multiprofissionais.

Com o projeto, Célio espera melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem nessas universidades e promover atividades que incentivem a readaptação dos alunos, por meio de uma abordagem que torne possível a compreensão, adaptação e superação dos traumas psicológicos oriundos da violência.

(foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário