https://1.bp.blogspot.com/-G6UJ_tVpGLc/Xnp-ieLsPvI/AAAAAAAAB6E/1CTjMMhw3ysMLj8LXb1SbGIQFppTFhgoACLcBGAsYHQ/s72-c/celiostudar2.jpeg

Célio propõe conjunto de ações para combater avanço do novo coronavírus no Ceará

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) oficiou, nos últimos dias, o Ministério Público Federal, Governo do Ceará e outros órgãos em bu...


O deputado federal Célio Studart (PV-CE) oficiou, nos últimos dias, o Ministério Público Federal, Governo do Ceará e outros órgãos em busca de ações de prevenção e combate ao avanço do coronavírus no estado. Ao todo foram enviados cinco documentos com ações que visam reforçar os cuidados de higiene, proteger trabalhadores e a população, além de combater abuso de preços no comércio.

Como forma de preservar a saúde dos profissionais dos serviços considerados “indispensáveis” e que, por isso, não podem parar de trabalhar, o parlamentar solicitou ao governador do Ceará a publicação de um decreto que obrigue o fornecimento dos equipamentos de proteção aos funcionários de farmácias.

A medida protege essas pessoas, bem como seus familiares e os cidadãos que necessitem realizar a compra de medicamentos nesses locais. Ainda ao governo, foi requisitada também a distribuição de máscaras e álcool em gel para que as pessoas de baixa renda possam se proteger e, consequentemente, evitar a disseminação da doença.

Ao Ministério Público do Trabalho e à Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, Célio pediu para que fosse verificado se as recomendações sugeridas pelas autoridades sanitárias estão sendo respeitadas e se os equipamentos de proteção necessários estão sendo oferecidos aos trabalhadores em telemarketing. Isso porque foram relatados pelos veículos de comunicação e redes sociais inúmeros casos de descumprimento dessas ações, deixando os funcionários desprotegidos.

Outra solicitação foi endereçada ao Ministério Público do Estado do Ceará e ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) com reforço na fiscalização para evitar preços abusivos na comercialização de máscaras e álcool em  gel. Devido à grande procura, de acordo várias reportagens da imprensa aumentaram as práticas abusivas nos preços desses materiais.  O deputado pede também a punição dos infratores que desrespeitam o previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, Célio pediu ao Ministério Público Federal e a Procuradoria da República do Estado do Ceará o ajuizamento de Ação Civil Pública para fechar, temporariamente, os  aeroportos do Ceará. Não seriam afetados o tráfego de profissionais da saúde, medicamentos, vacinas, órgãos para transplantes, dentre outros casos de emergência.

ISOLAMENTO

Desde o início da crise o parlamentar vem defendendo a importância de manter o isolamento social das pessoas com o intuito de mitigar a propagação descontrolada da doença. Célio lembra mais uma vez que, de acordo com as orientações médicas e das autoridades sanitárias, este é um dos métodos mais eficazes para tentar controlar o avanço do COVID-19. "Isolamento não é pra vida inteira, mas sim para ter uma vida inteira", completou.

O parlamentar tem atuado fortemente em suas redes sociais para a conscientização e atualização dos cidadãos, além de participar das votações no Plenário da Câmara dos Deputados e articular com os outros deputados cearenses o envio de milhões ao estado para o combate à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário